segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Democracia???

Ontem, dia 31 de outubro de 2010, o povo brasileiro teve sua segunda oportunidade para exercer o seu direito constitucionalmente garantido de escolher uma pessoa, uma única pessoa, que irá dirigir o país nos próximos quatro anos. O voto livre e secreto foi motivo de lutas e discórdias no passado, pessoas deram, literalmente, suas vidas para que nós pudéssemos VOTAR.

O ato de votar requer coerência, discernimento, clareza, inteligência e, além de tudo, fraternidade. O nosso voto particular tem o poder de interferir na vida de todo um povo e, por isso, deve ser feito tendo em vista o bem comum, o bem da nação.
Ontem, não elegemos (falo em terceira pessoa apenas por uma questão de linguagem) a Dilma, nós elegemos um gruo político que, além de estar no poder por oito anos, vendeu sua alma às forças contrárias à democracia. Durante todo o período pré-pleito o Presidente Lula (em quem votei e não me arrependo apenas por acreditar que o Brasil está melhor do que o que era antes) pediu, em toda a mídia nacional, votos para pessoas como Renam Calheiros, Ronaldo Lessa, Cícero Ferro e tantos outros que possuem uma ficha mais suja que pau de galinheiro.

Percebam que o fato do Presidente, a autoridade máxima desse país, pedir votos para criminosos já deixa claro que no Brasil não existe política, existe politicagem. É o interesse pelo poder, não importa os meios, que predomina sobre o interesse comunitário.

Além de tudo, a Ministra Dilma, durante sua campanha, mudou de opinião, no mínimo, umas seis vezes sobre o mesmo assunto. Uma pessoa que é incapaz de defender suas próprias razões, será capaz de governar um país soberano e com dimensões continentais como o Brasil?

Agora, passou pela minha cabeça uma interrogação: Se eu tivesse escrito esse texto antes das eleições será que poderia modificar o rumo dessa história? A resposta é imediata: Eu paguei pra ver e perdi a aposta.

Teria muitos motivos para expor a necessidade de votar no candidato Serra, mas agora já não vale a pena. Deixamos de eleger o candidato mais ético e cordial que o Brasil já viu. Deixamos de eleger alguém que, concretamente, teria projetos novos e incentivadores para o povo brasileiro.

Maquiavel, no livro O Príncipe, diz: O povo tem o governante que merece. Sinceramente, não mereço mais quatro anos de PT, mais quatro anos de um PT que se vendeu e que não sustenta seus ideais. Mas como disse anteriormente, o voto é a representação da fraternidade pois tem o poder de influenciar na vida de todos nós... O que me resta é a esperar.

Boa sorte a todos nesses próximos quatro anos.

2 comentários:

RAFAEL GOMES ALEXANDRE disse...

Concordo totalmente com seu texto, e votei no Lula asim com você, mas, a política é desse modo ou você já entra corronpido ou o sistema lhe corrompe. Parabéns pelo texto.

Clarissa disse...

Parabéns pelo texto, meu amor! Infelizmente esta é a realidade... Como disse seu amigo Rafael: ou vc já entra corrompido ou o sistema lhe corrompe... foi o que aconteceu com o PT! É uma pena... Vamos ver o que vai acontecer nesses próximos 4 anos...!!!