terça-feira, 12 de maio de 2009

Legalizar ou relativizar



Hoje pela manhã, enquanto escutava o Jornal da Jovem Pan, soube que o Ministro do Meio Ambiente, Sr. Carlos Minc, participou da marcha pela legalização da maconha realizada na cidade do Rio de Janeiro. Na mesma reportagem, a mãe de uma jovem que está em tratamento para deixar o vício da maconha afirmava, de maneira bastante ríspida, que enviaria ao Ministro a conta do tratamento que está sendo realizado.


Diversos profissionais da área da saúde deram suas opiniões sobre a legalização da droga e todos foram contra, tendo em vista os males irreparáveis que a mesma causa no organismo.
Podemos pensar que liberando o consumo desta droga o tráfico perderia sua potência, ou então haveria uma maior possibilidade de controlar o consumo.


É perceptível que existem argumentos a favor e contra a legalização, no entanto não há dúvidas de este assunto é uma questão de saúde e segurança pública.


Acredito que, com o passar do tempo, existe uma forte tendência de relativização dos padrões sociais. Tal fenômeno está intrinsecamente relacionado com o poder que o capitalismos exerce sobre nós. A sociologia explica que após um período de cerceamento de liberdade, a sociedade local passará por uma fase de libertação exacerbada, talvez seja isso que está acontecendo.
Particularmente não sou a favor da legalização, pois acredito que os malefícios serão muito maiores do que os benefícios. Sem contar que os prováveis benefícios que a legalização traria podem ser alcançados com uma maior efetivação das previsões legais.

Um comentário:

Clarissa disse...

É mesmo um absurdo! Fico revoltada em ver uma situação como essa!!!! Revoltada por ver que as pessoas procuram as formas mais fáceis... "liberar para acabar com o tráfico...". Mas será que liberar não vai tirar a liberdade das pessoas?! Não sei, mas... fico pensando em todos os pacientes usuários de drogas que encontro... os danos que trazem à saúde, os danos psicológicos, famílias desfeitas, tristes,... tantos danos... não consigo ver nenhum benefício! Precisamos apenas fazer a nossa parte! Gostei do teu post! Obrigada, meu amor!