quinta-feira, 16 de abril de 2009

Direito e Arte


Conheci esta semana a revista " Getúlio" de propriedade da Fundação Getúlio Vargas. Mostrou ser uma revista de conteúdo esplêndido, principalmente em sua 14ª edição, correspondente ao bimestre março/abril deste ano.

Em uma reportagem escrita pelo prof. Pedro Batista Martins, o tema do Direito como ciência é igualado a "Arte" em seu sentido mais poético. O autor afirma que há dois tipos de artes, as alográficas e as autográficas. No primeiro tipo, a obra apenas se completa com o concurso de dois personagens, o autor e o intérprete; já na segunda, o autor contribui sozinho para a realização da obra. Desta forma, é possível compreender que o Direito é uma arte alográfica.

Complementando sua exposição, o autor diz que "diante da crise, o advogado precisa ter a clareza e objetividade de Chico Buarque, a versatilidade e a polivalência de Vinícius de Morais e a harmonia de Tom Jobim”.

Em meu modo de sentir, o direito é a arte que mais encanta, pois tem o potencial de solucionar os conflitos objetivando a pacificação social, de maneira a construir uma sociedade mais fraterna. Obviamente que, para tanto, é necessário que iniciemos um trabalho consciente certos de onde chegaremos. O sonho de uma advocacia correta e justa pode se tornar uma realidade.

3 comentários:

Elaine Pimentel disse...

É, Jomery...Acho que é preciso dar "cores" ao Direito. Esse Direito que se assemelha à arte é privilégio de poucos. É preciso mesmo propor um olhar sobre um Direito mais humanizado, mais justo, mais fraterno. Acho que você, nesse sentido, tem sido um importante instrumento de disseminação dessas idéias. Parabéns! Beijos.

Jomery Nery disse...

Querida Elaine,

Obrigado por apreciar minha tentativa de desvendar a poesia existente no Direito. Este esforço faz parte do amor que sinto por esta ciência, e isto devo a você que muito me ensina até hoje.
Beijo

Clarissa disse...

Meu amor, cada vez que leio seu blog percebo como é real e concreto o seu desejo de construir um "Direito Fraterno". Tenho certeza que isto é possível e que você será (já é) um grande contributo para isso!!!! Admiro-te muito!!!!