sábado, 20 de setembro de 2008

Democracia é Fraternidade

A cada ano que passa o mesmo filme se repete, o eleitor se direciona a sua zona eleitora com a tristeza de quem já sabe que vai enfrentar mais uma fila, e logo no domingo. Ao chegar a sua vez, efetiva o seu voto e retorna à sua casa para esperar ansioso o resultado do pleito. Quando o seu candidato é eleito passa os quatro anos reclamando da má administração e da crescente corrupção que contou com a ajuda do candidato escolhido.

Todos os anos este filme se repete sem qualquer alteração.

Estive pensando o quanto seria importante se possuíssemos cravado em nosso ser a necessidade de viver a democracia não apenas no momento do voto. Votar é o verbo que representa a democracia, mas nela estão contidos vários sujeitos e advérbios que são capazes de representá-la da mesma forma.
Votar é um ato de fraternidade para com a população em geral. Não é o nosso candidato que é eleito, é o candidato do povo, que por sua vez não pode se contentar em apenas votar.
A sociedade organizada é uma entidade política mais forte e atuante que qualquer partido. Ela é composta, no seu âmago, pela aspiração ao bem comum que está presente na vida de cada cidadão chegando a sua dimensão apropriada quando a SOCIEDADE está organizada para uma única finalidade.
Nestes próximos tempos, procurarei estar atento a realizar uma política voltada ao bem comum. Não sou candidato, mas a política é inerente a todo homem.

Nenhum comentário: