quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A fantasia da vida real. Ou seria o contrário?


Desde sempre, a ideia da existência de um mundo paralelo ao nosso paira nas mentes dos reles humanos. Com Platão esta ideia tomou corpo quando nasceu a concepção do mundo das coisas e do mundo das ideias, onde a origem das coisas vem de um mundo imaginário e aqui, no mundo real, estão apenas cópias.
A história do mundo é permeada de mitos e lendas que nos levam a criar em nossas mentes férteis um mundo sobrenatural, cheio de fadas, bruxas, lobizomens, vampiros, zumbis, e tudo aquilo que não vemos com facilidade andando nas ruas.
As conversas na porta de casa nas noites em que faltava energia, eram cheias de histórias de anjos e arcanjos que, quase sempre, tiravam meu sono. Acredito que toda criança tenha direito a experimentar, ao menos uma vez na vida, o frio na barriga e ansiedade que estas histórias provocam.
Tenho percebido que, nos últimos anos, o cinema e a literatura tem sofrido uma enxurrada de histórias que misturam a realidade com a fantasia. Aquela fantasia que tínhamos e que infelizmente perdemos, falo com grande pesar por ter deixado acontecer isso comigo, quando eramos crianças, está retornando com toda força ao vermos nas telas dos cinemas aventuras de jovens magos e de vampiros que vivem em meio aos humanos e são capazes de se apaixonar.
Tais aventuras tem se tornado uma verdadeira febre entre crianças e adultos. Talvez pela sensação de fuga da realidade ou até mesmo por relembrar uma fase de nossas vidas. O que importa é que são bem divertidas.
Na verdade, acredito que a verdadeira magia da vida é misturar a realidade com a fantasia. As pessoas que conseguem viver assim são mais puras e elevadas pois se concentram apenas naquilo que é essencial.

Um comentário:

Clarissa disse...

Gostei!!! A fantasia é sempre boa... ajuda no desenvolvimento da mente e cria sentimentos interessantes!!! O mundo dos "bons vampiros" e "bons bruxos" atrai crianças, adolescentes, adultos,...! É divertido!:)